terça-feira, 26 de abril de 2022

GUIA COMPLETO: QUAIS SÃO OS TIPOS DE GUIDÃO E COMO ESCOLHER

Uma peça simples, mas que faz a diferença no pedal. Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre os tipos de guidão, para que eles servem e como escolher.

Como ciclistas, estamos sempre correndo atrás de uma boa performance. Mas, e se eu disser a você que o seu desempenho também depende dos tipos de guidão? É isso mesmo! Essa peça que parece simples, é tão importante na bike quanto o jogo de marchas, pneus ou altura do selim.

Ficou curioso? Então vamos lá! Preparei um guia completo que irá lhe ajudar na hora de comprar ou trocar o volante da sua bicicleta. Aqui você conhecerá os tipos de guidão, quando usá-los e como escolher aquele que se encaixa com o seu pedal. Boa leitura!

TIPOS DE GUIDÃO: PORQUE É TÃO IMPORTANTE



Uma peça simples e que pode até parecer comum, o guidão é um dos principais componentes de uma bike. Mais do que direcionar o trajeto, ele garante o equilíbrio e conforto do ciclista. Por isso, se o seu intuito é melhorar a performance, velocidade ou mesmo viajar, não tenha dúvidas de que conhecer os tipos de guidão e escolher o modelo certo vai lhe ajudar a chegar lá.

Fabricado com diferentes materiais como o aço, carbono e alumínio, cada direção irá oferecer a sua melhor aplicação. Logo, os tipos de guidão existem para atender às diversas necessidades do ciclismo e, por isso, são tão importantes. Um equipamento feito para MTB, não terá o mesmo desempenho que um guidão de estrada e vice-versa. Seja na esfera profissional ou lazer, pequenos detalhes neste acessório irão influenciar na sua performance. Por isso, o grande segredo para uma boa escolha é ter em mente a modalidade em que você irá pedalar.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE GUIDÃO E QUANDO USÁ-LOS


Entender as suas necessidades e quais são os tipos de guidão será essencial para melhorar seus resultados no pedal. Mas encontrar essas informações reunidas nem sempre é fácil. Bom, não era. Abaixo você irá conhecer cada modelo de guidão e quando deve usar na sua bike. Vem comigo!

GUIDÃO FLAT



Reto ou, no nome original, flat. Esse tipo de guidão é o mais tradicional dentro do MTB. Foi um dos primeiros a ser fabricado, quando as bicicletas dessa modalidade começaram a ser feitas em série. Leve e estreito, ele chamava atenção por permitir mais velocidade e leveza aos trajetos. Hoje, tem cedido lugar para modelos que absorvem melhor o impacto.

Por ser longo e com marcação graduada nas extremidades, o flat costuma ser usado por quem faz percursos com subidas íngremes. É a escolha ideal para trechos apertados. Sua leveza e posição agradam tanto os ciclistas do Cross-country quanto os de Downhill. Isso porque este modelo oferece mais rigidez e segurança na direção. Entre os pontos fortes do flat estão a leveza, agilidade e performance por um preço mais baixo. Além disso, ele oferece uma pressão menor na região da lombar, o que pode ser bom para alguns pilotos. 

Entretanto, se você precisa de conforto, este não está entre os tipos de guidão ideais. Voltado para o pedal recreativo e de mountain bike, ele não é uma boa pedida para trilhas de alta velocidade. Também não é indicado para Enduro ou modalidades mais extremas. Mas, se você quiser muito usar esse modelo, busque um que se adeque ao seu estilo de pedalar. 

Dica: escolha modelos de guidão flat que tenham uma leve curvatura nas pontas, para dentro. Isso irá deixá-lo mais próximo de suas mãos e mais confortável durante a pedalada. 

GUIDÃO RISE



Se você pedala há algum tempo, com certeza já teve um destes. O rise está entre os tipos de guidão mais usados no mundo. Porém, nem todos sabem que ele tem esse nome. Utilizado tanto para passear quanto para competir, ele é um pouco mais alto do que o flat. Sua leve curvatura central  torna sua posição confortável e permite que o piloto mantenha o corpo em uma posição verticalizada durante as descidas. Por isso ele é o modelo mais indicado para mountain bike. Este volante de bicicletas também garante um maior controle durante a pedalada, compensando os atritos nos solos mais difíceis.

Entre as vantagens do rise, podemos destacar o seu corpo um pouco mais largo. Essa estrutura robusta oferece controle do equipamento em percursos e garante mais conforto aos pulsos. É o motivo destes tipos de guidão serem os preferidos entre os ciclistas que enfrentam trajetos íngremes em alta velocidade. Outro destaque curioso é que a maior parte dos modelos deste guidão conta com marca de corte em suas pontas. Isso permite que o ciclista adapte a peça ao tamanho que preferir. Porém, esse procedimento irreversível deve ser feito com muita certeza e cuidado. 

Mesmo com tantos benefícios, precisamos ser claros. O rise tende a ter um valor mais alto e a ser mais pesado. Se a sua pedalada for em trechos mais estreitos e subidas, ele pode acabar se tornando um empecilho. Com uma curvatura leve, este equipamento oferece apenas o básico do conforto e da aerodinâmica. Mas, na hora de investir nesse tipo de guidão, não há segredo. Escolha um modelo que seja do seu gosto e atenda suas necessidades no pedal. Seja ganho de performance, treinos leves, entre outros objetivos.

GUIDÃO ROAD



Com um nome que significa “estrada” em inglês, entender qual é o intuito do road é fácil. Ideal para quem gosta de aventuras e viagens, estes tipos de guidão oferecem conforto. Com uma vasta opção de posição de mãos, ele permite que todas as suas partes sejam utilizadas pelo ciclista. Além disso, conta com extremidades curvadas e pontos de apoio que oferecem descanso para as mãos e facilitam as subidas. 

Um dos mais recomendado para a estrada, alguns modelos do guidão road são encontrados no formato achatado. Este é um detalhe que faz toda a diferença na hora de garantir uma melhor aerodinâmica e conforto.  

GUIDÃO BORBOLETA



Com um formato diferenciado, o guidão borboleta recebe este nome por ter um desenho que lembra as asas deste inseto. Uma das primeiras opções para os pedais longos e cicloviagens, sua estrutura grande e curva oferece muitos pontos de contato. O resultado é um pedal cheio de conforto para as suas mãos. Então, se você viaja de bike esse é um dos tipos de guidão mais recomendados, pois alivia os músculos em trajetos de muitas horas seguidas. Dessa forma, ele é usado para bikepacking e ajuda a evitar lesões nas mãos.  

GUIDÃO DROP



Alta velocidade em poucos giros de pedal. Estes são os drop bars, o guidão preferido por quem pedala na estrada. Sua posição aerodinâmica é um dos principais pontos que ajudam na performance. Boa parte dos resultados das road bikes é conquistado por causa destes tipos de guidão. Seu design ganha destaque por aliar versatilidade e boa alavancagem com um visual agradável e moderno. Ah e, além de tudo isso, os drop bars oferecem um posicionamento para pedaladas com mais força.

Com três tipos de pegada, esse guidão facilita o pedal em subidas, planos e na hora de fazer sprints mais agressivos. A primeira pegada é em cima, como se fosse uma mountain bike, tornando as subidas mais fáceis. A segunda é embaixo e deixa o corpo do ciclista agachado, ideal para cortar o vento. Enquanto isso, a terceira pegada é ao final do guidão, onde não há as alavancas de freio e marcha. É desse jeito que o guidão proporciona seu modo mais agressivo. A dica é usá-lo para sprints em áreas em que não será preciso frear tão cedo. Por serem indicados para speed, os drops, não são uma boa opção para um pedal mais tranquilo. Exigindo mais do ciclista, um guidão desses não é a melhor ideia para exercícios leves e relaxados.

GUIDÃO BULLHORN 


Com formato semelhante ao chifre de um touro, o bullhorn está no mercado para atender a demanda das bicicletas fixas. Ou seja, aquelas que não rodam livres para trás. Como essa categoria gira em velódromos, competições urbanas e bike polo, esse desenho de guidão não atrapalha o controle. E, ainda, garante muito estilo para passear pela cidade. Focando em agilidade, estes tipos de guidão permitem que o ciclista permaneça em posição abaixada, facilitando a aerodinâmica do movimento. Por isso, é ideal para quem deseja pedalar mais intensamente e com velocidade. Devido à sua leveza, também é uma ótima pedida para subidas.  

Para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, esse tipo de guidão não é o mais indicado. Grande, seu design pode causar esbarros inesperados em objetos ou pessoas. Além disso, por ter um comprimento central menor, sua direção não é a mais estável.

GUIDÃO TRIATHLON


Se o seu objetivo é competir, seu guidão ideal é o triathlon. Desenvolvido para ciclistas profissionais, o modelo aerodinâmico conta com uma riqueza de detalhes que garantem o melhor desempenho. Levemente elevado, seu posicionamento resistente mantém o ciclista confortável do início ao fim do percurso. Por isso, se você busca por tipos de guidão que possam elevar seu nível em performance, aproveite todos os benefícios do triathlon.

GUIDÃO COMFORT 


Ideal para bicicletas de passeio e uso na cidade, o comfort faz parte da linha rise. Porém é muito mais curvo e alto. Assim, a postura do ciclista na bicicleta fica mais ereta e evita dores na coluna, pescoço e lombar. Feito para curtir passeios sem ter pressa de voltar, o grande diferencial destes tipos de guidão é o conforto. Eles deixam o ciclista praticamente sentado enquanto pedala. Esse modelo pode ser usado em bicicletas urbanas e nas caiçaras – bikes sem marchas, feitas para andar em terrenos planos.

GUIDÃO CRUISER


Uma versão extrema do guidão comfort, o cruiser bars também é chamado de guidão caiçara. Longo e alto, ele possui o clássico formato que aparece em filmes nas bicicletas de passeio. São ideais para pedalar em locais planos, no campo, na rua, na beira da praia ou em ciclovias. Proporcionando um enorme conforto, ele permite que o ciclista relaxe e se mantenha sentado durante o trajeto. Assim você pedala e aproveita o passeio com estilo. Como é um guidão para bikes de passeio, ele não favorece subidas e descidas. Portanto, estes tipos de guidão não são indicados para modalidades radicais como mountain bike e speed.

Dica: quer deixar o passeio ainda melhor? Invista em equipamentos e acessórios! O quadro certo, um selim confortável, além de outros equipamentos irão enriquecer a sua experiência no pedal. Outro item que faz a diferença no visual é a cestinha. Acoplada ao guidão, ela permite carregar objetos e aumentar ainda mais sua liberdade. 

EM MEIO A TANTOS TIPOS DE GUIDÃO, COMO ESCOLHER?


Como você viu, existem vários tipos de guidão. Todos se encaixam em qualquer modelo de bicicleta, porém, cada um cumpre uma finalidade específica. Portanto, antes de escolher o seu, é preciso considerar alguns pontos. Agora que você já conhece os modelos de guidão, dê uma olhada nessas dicas para refletir antes da sua escolha.   

  • Escolha o modelo conforme a atividade que será desenvolvida na bike;
  • Considere o trajeto que será feito, subidas, descidas, tempo e tipo de percurso;
  • Fique atento ao tamanho da bicicleta, equipamentos, acessórios e seus componentes;
  • Se comprar presencialmente, faça um teste antes e confira se você se sente confortável ao pedalar;
  • Conte com alguém especializado para ajudá-lo na escolha. Por exemplo, um profissional de bike fit, pode lhe indicar qual é o modelo mais adequado. 
  • Coloque seus objetivos como ciclista e conforto sempre em primeiro lugar. Só assim você irá encontrar entre os tipos de guidão, aquele que atende suas necessidades com o melhor desempenho. Boa jornada! 








quinta-feira, 21 de abril de 2022

Glossário do ciclista: fique por dentro da conversa na hora do pedal

O mundo das bikes é recheado de gírias peculiares. Para que você não se perca, elenquei as principais neste glossário do ciclista. Boa leitura!

A cena é clássica. Você está pedalando por aí, encontra alguns ciclistas no caminho e começa a conversar. Só que, de repente, a comunicação do grupo fica tão técnica que até parece que virou outra língua! Calma, essa situação é mais comum do que você imagina. O mundo do pedal é recheado de frases e gírias bem peculiares. Para ajudar você a entender e não ficar de fora de nenhum bate-papo, preparei o glossário do ciclista.

Neste conteúdo você confere quais as palavras mais usadas pelos amantes da bicicleta. Além disso, quais são seus significados e muito mais. Que tal uma prévia?

  1. Entendendo o glossário do ciclista.
  2. Conhecendo os tipos de palavras.
  3. Glossário do ciclista.

Viu só? Em poucos tópicos, colocarei você por dentro do dialeto das bikes. Continue comigo e aproveite, boa leitura!

1.  ENTENDENDO O GLOSSÁRIO DO CICLISTA

O Brasil é um país enorme. Nossa cultura é variada e o povo, criativo. Por isso, ao visitar as regiões do país, mudamos não somente de paisagem, mas também o sotaque e as gírias. Logicamente, toda essa variação linguística não ficaria de fora do mundo das bikes. Com o tempo e o fortalecimento do ciclismo como cultura, foi desenvolvida uma linguagem própria e coloquial para quem pedala. Se formos considerar as palavras que vêm do inglês, tudo isso se torna mais abrangente ainda.

Seja você um iniciante ou até mesmo um entusiasta experiente, é comum uma dúvida aparecer quando gírias desconhecidas surgem. Afinal, são tantas! Por isso, vale muito a pena conhecer as palavras mais usadas por quem pedala. Com isso em mente, decidi escrever o glossário do ciclista. Aqui você encontrará as gírias, expressões e termos mais usados no dia a dia em cima da bicicleta. Vamos lá!

2.  CONHECENDO OS TIPOS DE PALAVRA

Podemos separar os termos utilizados no pedal em 3 categorias, sendo elas: gírias, técnicas e estrangeiras. Cada uma corresponde à origem de um determinado grupo de palavras do glossário do ciclista. Veja só o que elas significam:

  • Gírias: de forma geral, as gírias são os termos ou apelidos dados para os itens e situações que fazem parte da vida do ciclista. Se você nunca ouviu ninguém falando camelar, atacar ou torcer o cabo, morder o guidão ou algo do tipo, fique tranquilo que já vou explicar tudinho sobre o que significa.
  • Termos técnicos: essa categoria está relacionada àquilo que envolve os componentes, acessórios e partes de uma bicicleta. Além disso, aqui podemos encontrar títulos de campeonatos, tipos de prova e, dependendo da modalidade, os nomes de manobras.
  • Palavras estrangeiras: assim como qualquer esporte, o glossário do ciclista possui muitas palavras com origem do inglês ou outras línguas — como o francês e italiano. Por isso, não é raro vermos um ciclista falando sobre cross, mountain bike, endurance, entre outros.

3.  GLOSSÁRIO DO CICLISTA DE A — Z

Agora que você já sabe porque existe o glossário do ciclista e qual é a origem de suas gírias e palavras, é hora conhecê-lo, na prática. Confira abaixo uma lista completa com os termos mais usados por quem roda de bike.

PALAVRAS COM A LETRA A

Afogado

Quando o ciclista força muito a pedalada e fica sem fôlego, não conseguindo manter o ritmo.


Andar na roda

Ficar atrás de outro ciclista ou grupo, próximo da roda, para aproveitar o vácuo e a menor resistência do ar.


Atacar

O ataque consiste em aumentar a velocidade repentinamente para superar um obstáculo ou se distanciar dos competidores.


Alavanca de câmbio

Componentes para trocar as marchas da bike.


Alforje

Bolsa especial que se prende geralmente ao bagageiro da bicicleta.


Alumínio

Liga metálica utilizada na fabricação de peças, acessórios e de quadros.


Aro

Componente da roda da bicicleta que serve para encaixar os pneus e onde ficam os raios.


PALAVRAS COM A LETRA B

Balança traseira

Peça e liga a roda traseira com o quadro.


Back side walk over

Manobra própria da modalidade bike trial que consiste em superar um obstáculo empinado.


Bar End ou chifrinho

Peça que se fixa no extremo do guidão e que serve para melhorar o desempenho e a comodidade do ciclista.


Bater guidão

Disputa entre dois ciclistas. 


Bike Tria

Modalidade que consiste em superar obstáculos, que podem ser naturais ou artificiais, no menor tempo possível e sem colocar os pés no chão.


BMX ou Bicicross

Modalidade que consiste numa corrida com obstáculos num circuito fechado e que, atualmente, é uma das mais populares.


Bob, Bunny Hop ou Bunny Up

Manobra onde o ciclista levanta a roda dianteira e logo depois a traseira dando um salto.


Botar a cara no vento ou puxar

Sair do vácuo e pedalar à frente de um grupo enfrentando a resistência do ar para estabelecer o ritmo ou ajudar os ciclistas que estão atrás.


PALAVRAS COM A LETRA C

Cadência

Número de giros que o pedivela faz por minuto, também chamado RPM (Rotações por minuto).


Camelar

Quando o ciclista tem que ficar muito tempo puxando o pelotão para ajudar o companheiro.


Câmbio

Mecanismo responsável pelo movimento da corrente sobre as engrenagens e coroas para trocar as marchas na bicicleta.


Cassete, K7 ou Catraca

Sistema para ajudar na pedalada e forma parte da transmissão.


Caramanhola ou squeeze

Garrafinha de água específica para ciclistas carregada no quadro da bicicleta.


Cavalo

Ciclista que pedala num ritmo bastante forte ou cumprimento do pé (sola do pé) até a virilha, tamanho do cavalo.


Chain Stay

Tubo na parte traseira do movimento central que liga o eixo traseiro com o quadro.


Cross Country

Uma das modalidades mais populares de esporte de bicicleta, onde os ciclistas devem percorrer um número de voltas no menor tempo possível.


Colocar a cara no vento

Pedalar à frente de um grupo, contra a resistência do ar.


Comprar terreno

Expressão usada quando um ciclista caiu da bicicleta.


Coroa

Engrenagem do pedivela, que serve para trocar de marchas acomodando a corrente em diferentes posições.


Coroão

Engrenagem maior do pedivela. Usada em situações de maior velocidade.


Coroinha

Engrenagem menor do pedivela. Usada em subidas, por diminuir a força aplicada no pedal.


PALAVRAS COM A LETRA D

Dar na cabeça

Aceleração forte de um ciclista, na tentativa de se distanciar do grupo.


Dar roda

Pedalar à frente de um grupo, contra a resistência do ar, facilitando aos ciclistas que estão atrás.


Dínamo

Antigo sistema transformador da energia mecânica das rodas em energia elétrica.


Downhill

Modalidade de esporte em bicicleta onde os ciclistas descem um percurso no menor tempo possível.


Down Tube

Tubo estrutural que une a caixa de direção ao movimento central.


PALAVRAS COM A LETRA E

Enrolar o cabo

Pedalar na maior velocidade possível.


Entortar o pescoço

Acontece quando o ciclista está tão exausto que começa a perder a postura na bicicleta.


Encaixado

Pedalar atrás de um ciclista ou grupo, para reduzir seu próprio esforço contra a resistência do ar, cansando menos.


Endurance

Estilo de pedalada que enfatiza a resistência num ritmo determinado durante certo tempo, que, em geral, costuma ser longo.


Escondido

Pedalar atrás de um ciclista ou grupo, para reduzir seu próprio esforço contra a resistência do ar, cansando menos.


PALAVRAS COM A LETRA F

Fuga

Ação de acelerar para se distanciar do grupo com a finalidade de assegurar a vitória, ganhar tempo ou obter vantagem.


Full Suspension

Bicicleta com suspensão dianteira e traseira.


PALAVRAS COM A LETRA G

Garfo

Peça que une a roda dianteira com o quadro da bicicleta, importante na direção e conforto.


Giro

Pedalar com uma cadência mais alta, sem fazer muita força nos pedais.


Grupeto

Grupo pequeno de ciclistas que se ajudam para manter velocidade e terminar uma corrida, mesmo que longe da disputa principal pela vitória.


Gregário

Atletas abdicam do sucesso pessoal para servir a equipe e ao líder.


Guidão

A direção da bike.


PALAVRAS COM A LETRA H

Hard Trail

Bicicleta sem suspensão traseira.


PALAVRAS COM A LETRA K

KOM ou QOM

Do inglês King of the mountain ou Queen of the mountain, significa rei ou rainha da montanha. Designa aquele ciclista que tem o melhor desempenho nas subidas.


PALAVRAS COM A LETRA L

Lanterninha

Ciclista que fica sempre para trás. 


PALAVRAS COM A LETRA M

Macaquinho

Câmbio.


Manete

Mecanismo localizado no guidão do lado das alavancas de câmbio e serve para o acionamento dos freios.


Manopla

Componente localizado nas extremidades do guidão que servem de apoio às mãos do ciclista para maior conforto e aderência.


Martelar os pedais

Fazer muita força nos pedais, geralmente com uma cadência mais baixa.


Morder o guidão

Pedalar forte inclinando o corpo para frente, com o objetivo de ganhar mais velocidade e aerodinâmica.


PALAVRAS COM A LETRA P

Panela

Buraco grande na estrada.


Pangaré

Ciclista fraco, sem preocupação com desempenho. Termo usado de forma pejorativa.


Passista

Atleta que consegue manter um ritmo forte durante um longo tempo.


Pelotão

Grupo grande de ciclistas pedalando juntos e se revezando para aproveitar a menor resistência do ar.


Pedivela

Alavanca que suporta os pedais, coroas e engrenagens e transmite a força dos pedais para a corrente.


Pinhão

Engrenagem do cassete da roda traseira.


Prego

Situação de extrema falta de energia, geralmente associada à alimentação/hidratação insuficientes ou à exaustão após trajetos longos.


Pro

Qualquer item que seja mais próximo do ciclismo profissional. Também pode se referir ao ciclista profissional.


PALAVRAS COM A LETRA Q

Quadro ou movimento central

Estrutura principal da bicicleta onde encaixam quase todas as peças como os câmbios, o guidão, entre outros.


Quebrar

Perder desempenho bruscamente.


Queimou as pernas

Ficou fraco, cansou.


PALAVRAS COM A LETRA R

Revezar

Revezar na liderança de um grupo para ajudar a vencer a resistência do ar.


Rolê

Passeio de bike.


Rotação

Velocidade de ciclos nos pedais. É a quantidade de voltas que cada pedal dá em intervalos.


PALAVRAS COM A LETRA S

Selim

Banco da bicicleta.


Single Track

Seção muito estreita da trilha onde apenas um ciclista pode passar por vez.


Sobrar

Não conseguir aguentar o ritmo de outro ciclista ou grupo e ficar para trás.


Suspa

Suspensão da bike.


Sprint ou tiro

Aceleração repentina para ultrapassar um ciclista, geralmente nos momentos finais de um percurso.


PALAVRAS COM A LETRA T

Tiro

Aceleração da velocidade da bicicleta por um período curto de tempo, aplicando bastante força aos pedais.


Transmissão

Sistema composto por coroas, câmbios, corrente, cassete, pedivela e movimento central, responsável por transformar a força da pedalada do ciclista no movimento das rodas.


Tubo de direção, tubo ou espiga

Peça do garfo dianteiro que une o garfo com o suporte do guidão.


PALAVRAS COM A LETRA U

U-Lock

Tipo de trava para bicicletas em formato de U, considerada uma das melhores do mercado.


PALAVRAS COM A LETRA V

V-Brake

Freio mais comum de encontrar nas bicicletas atuais, similar ao cantilever, mas mais eficiente.


Volantão

Engrenagem maior do pedivela. Usada em situações de maior velocidade.


Vovozinha

Marcha mais leve da bicicleta, a primeira.


PALAVRAS COM A LETRA X

XCC

Sigla para Cross Country Short Track, um circuito curto e de muita intensidade em que os competidores disputam em média 20 minutos.


XCM

Sigla para Cross Country Maratona, provas de longas distâncias em que o atleta percorre por diversos tipos de terreno, não necessariamente em voltas.


XCO

Sigla para Cross Country Olímpico, circuitos com trechos de trilha, rock gardens, drops, saltos e pump tracks.


PALAVRAS COM A LETRA Z

Zerar

Obter sucesso em manobras ou pistas.

Fonte: blog.blackorangebikes.com.br

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Pedalada até Sítio Maurino Teixeira (Osterbaum)

Neste feriado de 15/04/2022 os ciclistas da Pedal Sem Rumo estiveram no Sítio Maurino Teixeira (Osterbaum)



Confira mais fotos em nosso

Hardtail vs. Full Suspension

A maior parte das mountain bikes possuem uma suspensão para mantê-la no controle sobre terrenos acidentados, mas nem todos os ciclistas de montanha precisam da mesma quantidade ou tipo de suspensão. As mountain bikes hardtail não apresentam um amortecedor traseiro, enquanto as bicicletas full suspension apresentam amortecedores dianteiros e traseiros. Determinar se uma MTB hardtail ou full suspension é ideal para você depende de como e onde você estará pedalando. Confira este vídeo para ver as vantagens de cada uma.




Hardtail

• Maior eficiência ao pedalar
• Mais rápida nas subidas e trilhas suaves
• Menor peso
• Excelente para iniciantes e trilhas mais fáceis
• Manutenção mais fácil
• Escolha natural para corridas de cross country



Full suspension

• Maior capacidade e versatilidade
• Mais rápida em trilhas difíceis com muitos obstáculos
• Maior estabilidade nas irregularidades do terreno ao descer
• Aumento instantâneo de confiabilidade para iniciantes
• As novas tecnologias as tornam mais eficientes do que nunca
• A escolha inteligente para todos os tipos de corridas

terça-feira, 12 de abril de 2022

Cardiologista desenvolve um cronograma saudável para emagrecer andando de bicicleta

 Ele descobriu que é possível emagrecer sem dietas malucas usando apenas uma bicicleta


Ele lutou contra a obesidade por muito tempo e resolveu tentar uma solução prática que ainda fosse divertida. Foi assim que Dr. Christian Drumond usou seu conhecimento como cardiologista e desenvolveu um método articulado para emagrecer andando de bicleta.

 “Não é apenas sair andando de bicicleta. Você precisa sincronizar o metabolismo do seu corpo para o emagrecimento. É simples, mas muito específico. As células entram em um ritmo acelerado de emagrecimento.”

Ele não parou por aí. Foi finalista na ultramaratonas Brasil Ride e Ultra Brou, além de ter sido multicampeão júnior no ciclismo de estrada.

Hoje o Dr. Christian compartilha esse sucesso pessoal em seu programa “Emagreça de Bike”, no qual ele ajuda centenas de brasileiros.

“Sem dietas mirabolantes. Sem letrinhas miúdas”, ele promete. E por mais que parece ser incrível demais para ser verdade, vários alunos têm falado bem do método:  “Cheguei a pesar 101 kg. Hoje estou com 72 kg”, disse Rogério, de 43 anos.

“Já me fez perder peso, já se foram 7 kilos em um mês”, diz Rodrigo.

Outro aluno disse: “Iniciei esse processo há 3 meses, já perdi 17 quilos”, Brito.

O treinamento está divido em fases para alcançar o peso ideal em até seis semanas e supera em muito o custo-benefício de outras possibilidades como academias e dietas, sendo muito mais barato na comparação.

De fato, curioso e saudável! Para os leitores que se interessarem, vamos deixar o acesso para o programa “Emagreça de Bike” aqui: 

https://go.hotmart.com/G64409263E

Fonte: curiosidadessaudaveis.fun