sábado, 31 de março de 2018

Pedal Sem Rumo na 15º Peregrinação Santa Paulina 2018

Pedal Sem Rumo na 15º Peregrinação Santa Paulina 2018

Foram mais de 57 km de de pedalada de Camboriú a Nova Trento - SC, com Jan Pierre, Daniel, Mara, Ilca, Edson, Adriane e amigos.

Segue link com algumas fotos.

https://drive.google.com/drive/folders/1rFbMcnbQwjouzMMIcNnfWU0Vpi_PflLi?usp=sharing



10 erros comuns entre ciclistas iniciantes que devem ser evitados



Tudo tem sua primeira vez. E pedalar não é diferente. Se você é um ciclista iniciante, saber as regras básicas de trânsito e do seu grupo de pedal pode não ser suficiente. Aqui vão algumas armadilhas que costumam apanhar ciclistas recrutas – e soluções simples para fazer seu pedal mais seguro e divertido. 

Selim muito baixo 

Suas pedaladas têm resultado em dor no joelho? Provavelmente seu selim está muito baixo, o que também torna sua pedalada pouco eficiente. Com o selim na altura certa, seu joelho deve estar minimamente dobrado (perna não totalmente esticada, levemente flexionada) quando o braço no qual é rosqueado o pedal estiver paralelo ao tubo no qual é colocado o selim da bicicleta. Pedale apoiando os calcanhares na parte traseira dos pedais. Ao fazer isso sua perna deve ficar quase totalmente esticada. Depois de ajustar o selim para que sua perna se estenda como dito acima, meça a altura do movimento central até o topo do selim. Essa altura deve ser bem próxima da altura do seu cavalo (medida que vai da base dos pés até a virilha) multiplicada por 0.883. Não necessariamente os números devem estar iguais. Ajuste conforme fica mais confortável para você. 

Contentamento 

Você não precisa de roupas extravagantes, sapatilhas e pedais com encaixe ou uma bike top de linha para ser um ciclista. É claro que algumas dessas coisas podem ser muito divertidas, mas não há nada como deixar algumas bikes de carbono top de linha comendo a sua poeira enquanto você pilota sua velha bike de cromo. O importante é pedalar – você terá tempo para se preocupar com melhorias depois. 

A bike não se encaixa ao ciclista 

Como a sua bike se encaixa em você é o aspecto mais importante do pedal. Se esse encaixe gera dor, você não gastar muito tempo em cima do selim, não importa quão animado você fique para fazer isso com sua bike nova. Nós sabemos que em muitos casos não há como fazer um bike fit (mesmo assim recomendamos isso). Para conseguir um bom encaixe, existem dois elementos básicos: altura da posição de assento e alcance. A altura do selim já foi considerada acima. O alcance dos seus braços no guidão deve fazer com eles fiquem em 45° sobre a bike. Se for muito longe, você vai ter uma tremenda dor nas costas. Se for muito perto, seus joelhos vão fiar muito próximos dos seus braços. Quando for comprar uma bike, assegure-se de testá-la para ver se o tamanho está certo para você. 

Não cuidar da sua bike 

Você não precisa ser um mecânico profissional, porém manutenções de rotina não só vão salvar umas notas, mas vão prolongar a vida útil da sua bicicleta. Há coisas básicas como manter a corrente lubrificada e a bicicleta limpa (principalmente lavar ela depois de pedais com muita poeira ou lama) que fazem muita diferença. 

Demais antes da hora 

Uma das maiores fontes de lesões vem de tentar pegar pesado antes de ter preparo físico para isso. Construa sua capacidade lentamente, e dê tempo para seu corpo se ajustar antes de ir para o próximo nível. Similarmente, se você está em pedal de treino, não comece muito rápido ou você vai ter fadiga depois. Aqueça durante o primeiro terço da pedalada, selecione um ritmo durante o segundo terço e dê tudo o que você tem na terceira parte. 

Não carregar kit de remendo ou câmara reserva consigo 

Em um minuto você está na trilha, fluindo como o vento e tendo o momento da sua vida. Então um inconfundível som de ar vazando derruba a sua euforia, e acaba com a festa. Se o seu plano de troca de pneu é ligar para um amigo (o que é um tanto incomodativo), tire alguns minutos de pesquisa na internet e aprenda a trocar uma câmara ou a remenda-la. Você não faz ideia de como vai se sentir independente com as ferramentas básicas necessárias em mão - uma câmara extra ou um kit de remendo (melhor ainda ter os dois), espátulas e uma mini bomba – e o conhecimento necessário para poder te colocar na trilha de volta em 15 minutos. 

Não usar as marchas 

O câmbio é o seu melhor amigo nas subidas, e sua grande fonte de velocidade em uma longa reta. Mas é necessário um pouco de prática para saber quando e como trocar para a marcha mais eficiente. Ainda iremos publicar uma matéria sobre como usá-las. 

Não respeitar o bando 

Grupos de pedal tem suas próprias regras e etiqueta por alguns motivos – a facilidade de ocorrer um acidente entre os ciclistas é um dos principais. Sua pilotagem tem de ser previsível. Se é a sua primeira vez no grupo, mantenha-se na retaguarda, observe e peça ajuda se for necessário. 

Não se abastecer o suficiente 

Se você pedalar por uma hora, não há necessidade de alimentar durante o percurso (mas sempre se hidrate). Mas se você planeja pedalar mais do que isso, faça um lanchinho e comece a comer entre 45 minutos e uma hora. Depois disso, continue comendo pequenas quantias a cada 15 a 20 minutos. Não reabastecer pode fazer seu corpo ter um déficit e até mesmo causar hipoglicemia. Cansaço, tonturas, náuseas, confusão... não é uma maneira muito legal de terminar um pedal.

Banana é boa e satisfaz!

Bananas são melhores que bebidas esportivas

As bananas têm sido uma fonte de energia muito apreciada por atletas profissionais e amadores. Que o diga o "nosso" Guga Kuerten! :)


Elas são uma rica fonte de potássio e outros nutrientes, e são fáceis para os ciclistas, corredores ou caminhantes carregarem.

E uma nova pesquisa, feita com ciclistas de competição, acaba de revelar benefícios adicionais das bananas como alimento para esportistas.

"Nós queríamos ver o que era mais benéfico quando consumido durante exercícios intensos - bananas ou uma bebida esportiva contendo carboidratos," explica o Dr. David C. Nieman, do Laboratório de Desempenho Humano, na Universidade da Carolina do Norte (EUA).

Embalagem natural

No estudo, os ciclistas profissionais consumiram, a cada 15 minutos, ou um copo de bebida com carboidrato, ou metade de uma banana, durante uma corrida de estrada de 75 km, com duração de 2,5 a 3 horas.

Amostras de sangue foram coletadas antes e após o exercício e analisadas para mais de 100 metabólitos, moléculas associadas com o metabolismo.

As bananas forneceram antioxidantes não encontrados nas bebidas esportivas, bem como um maior impulso nutricional, incluindo potássio, fibras e vitamina B6, mostrou o estudo.


"As bananas vêm pré-embaladas com fibras, nutrientes e antioxidantes," disse Nieman, acrescentando que os resultados são extensíveis a qualquer tipo de exercício.

Açúcares saudáveis

Além disso, as bananas têm uma mistura mais saudável de açúcares do que as bebidas isotônicas.

"O modo de exercício não é a questão. Há um monte de atletas que não gostam da ideia de beber bebidas esportivas, que são essencialmente água com açúcar aromatizado", disse ele.

"Esse tipo de pesquisa mostra que você pode ter fontes de carboidratos mais saudáveis antes e depois dos exercícios capazes de sustentar o desempenho esportivo tão bem como uma bebida esportiva," disse Nieman.

O estudo foi publicado na revista PLoS ONE.

Clique aqui para acessar a reportagem.

Melancia no Pós-Treino!

Por que comer melancia no pós-treino?

Sabia que a melancia no pós-treino é recomendada para repor os nutrientes rapidamente? 

Nutricionista da clínica Bodyhealth, Liane Schwarz Buchman explica que além de rica em carboidratos, vitaminas e minerais, a melancia contém alto índice glicêmico, o que ajuda a repor a energia rapidamente depois das pedaladas. Isso porque quanto mais alto for o índice glicêmico do alimento, maior será a velocidade de absorção dos nutrientes pelo organismo.

Assim, segundo a nutricionista, a melancia no pós-treino é ideal, pois o corpo necessita de reposição rápida em razão do desgaste. Além de repor os nutrientes rapidamente, a fruta também ajuda na hidratação, pois possui grande quantidade de água em sua composição.

Strava: Melhorando sua performance


O Strava fornece gratuitamente várias informações que podem ser úteis para todo o tipo de ciclista

(cicloturista, urbano, lazer), não somente para os que querem competir: 
  • Registra o percurso que você pedalou, permitindo compartilhar com outros bikers; 
  • Marca o tempo gasto, bem como a estimativa de calorias utilizadas e a potência gasta na pedalada; 
  • Fornece 'troféus' quando sua performance melhora; 
  • Permite acompanhar treinos de amigos bikers; 
  • Pode-se criar Grupos de ciclistas; 

Estas funcionalidades acima e várias outras, disponíveis no modo Pedalada, também estão disponíveis no modo Corrida. 

Existem outras opções de programa semelhantes ao Strava para auxiliá-lo. Se quiser saber um pouco mais, dê uma olhadinha nos links abaixo: 

Endomondo
Garmin Connect
Ride with GPS
Sports Tracker

Strava - Veja quem estava pedalando ao mesmo tempo que você

Para descobrir de onde e para onde estava indo aquele ciclista que passou por você e, principalmente, para descobrir novas rotas, utilize a ferramenta Activity Playback do Strava. Veja abaixo:


1) Copie o link da atividade para o campo da URL. Neste exemplo, o link da atividade é o seguinte: https://www.strava.com/activities/270701241

2) Clique no botão "View". 

3) Após processamento, veja a lista dos bikers encontrados (à esquerda), selecione os desejados e utilize os botões de controle.

NOVA OPÇÃO: 

1) Selecione a atividade desejada;

2) Acesse o link "Ir para ultrapassagens" disponível logo abaixo da área de descrição da atividade.