Os exercícios de musculação são importantes para quem pedala, sendo ou não atleta. Porém, muitos ciclistas, justamente por não gostarem de permanecer em uma academia, acabam deixando de realizar exercícios complementares e necessários para sua desenvoltura.
A diferença daqueles que fazem musculação para os que não, é percebida em movimentos básicos, como por exemplo, a subida íngreme em uma ladeira que exige grande fortalecimento muscular. Aqueles que não praticam musculação, certamente terão maior dificuldade.
É importante mencionar que, embora o esporte não cause grande impacto, um corpo que esteja mais condicionado, estará menos suscetível à eventuais lesões.
Muitos atletas de ponta em suas periodizações de treino, incluem alguns dias de musculação. À exemplo disso, cita-se a atleta Flávia Oliveira, que entrou para a história nacional ao obter a sétima colocação na prova de ciclismo na estrada, na Olimpíada de 2016 e salienta a importância da musculação para os praticantes: “Acho sempre bom o fortalecimento muscular, principalmente da área como core”.
Os benefícios da musculação são os mais variados, como incremento da força e potência, prevenção de lesões, aperfeiçoamento da coordenação motora, melhora da flexibilidade, entre outros.
Lista-se abaixo alguns exercícios de musculação para ciclistas, para serem executados na academia, em séries de 15 repetições, com intervalo de 45 segundos a 1 minuto.
Encolhimento
Exercício que trabalha o músculo do trapézio, muito exigido nos ciclistas em geral devido à posição do corpo em cima da bike.
Rosca martelo
Exercício trabalha o bíceps braquial, responsável pela sustentação do ciclista na bike. É mais exigido quando o ciclista se encontra de pé em cima da bicicleta.
Tríceps testa
Exercício que trabalha o tríceps braquial, muito exigido quando se pedala em posições mais agressivas, pegando na parte de baixo do guidão.
Gêmeos
Exercício que trabalha o músculo gastrocnêmio, bastante exigido quando se pedala.
Remada curvada
Exercício que trabalha as costas, desenvolvendo músculos que estabilizam o ciclista na bike, bastante acionado em descidas longas.
Supino reto
Exercício que trabalha o peitoral, músculo que faz a sustentação do ciclista junto ao guidão da bike. É um músculo pouco exigido no ciclismo, mas deve ser trabalhado.
Agachamento Livre
Exercício que envolve quase todos os grupos musculares da perna. Exercício que ajuda na coordenação e equilíbrio, fundamental no ciclismo.
Leg press 45º
Exercício bastante próximo ao movimento de pedalar. Fortalecemos o quadríceps, glúteos e posterior da coxa.
Afundo com halter
Exercício que desenvolve a coordenação e equilíbrio. Trabalha bastante o quadríceps, músculo responsável pela maior potência gerada no pedal.
Abdominal com carrinho
Exercício que trabalha o músculo abdominal e está ligado diretamente com o equilíbrio do ciclista na bicicleta. Um abdome bem fortalecido evitará dores na coluna, mesmo após subidas bem fortes.
Vamos rodar? Lembre-se de sempre estar cauteloso e vigilante às regras de trânsito, outros ciclistas e pedestres, condicionando seu trajeto através de uma pedalada defensiva e segura, e utilizando-se dos devidos equipamentos.
Referência: https://www.ativo.com/bike/treinamento/musculacao-para-ciclistas-exercicios/